quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sobre Chaves




Um dos personagens que mais marcaram a minha infância e, provavelmente a de meus primos, foi, sem dúvidas, o Chaves. Aliás, reforço que todo o grupinho que fazia parte do programa prendia a nossa atenção veementemente.
Nós tínhamos umas bandejas pequenas e, principalmente nas férias, sempre por volta do meio dia, almoçávamos diante da televisão, geralmente na casa de minha avó, cada um com a sua bandejinha, sem tirar os olhos do Chaves e de sua turma.
Recentemente assisti a uma entrevista com o ator Carlos Villagrán, o Quico, e confesso que senti certa nostalgia. Na realidade, a entrevista me induziu a algumas reflexões e, uma delas, me levou a perguntar a mim mesma e a alguns amigos, o porquê do programa fazer sucesso até hoje e, não apenas em países como México e Brasil (possuidores de culturas relativamente semelhantes), como, também, em lugares como Arábia Saudita e Coréia.
Algumas respostas que obtive foram:

• Porque o humor pastelão faz sucesso desde a Grécia antiga.
• E eu sei?!?!?!?!?!??!?
• As pessoas estão cansadas de humor pesado, o humor pesado só agrada a elite.
• Acho o Chaves um sacooooooooooooooooooooooo
• Tem muita coisa do circo ali camuflada.
• Porque a gente sente saudade do Seu Madruga, que já morreu.
• É fácil de digerir e não agride ninguém, não fere islâmicos, xintoístas, cristãos.
• Não sei.
• Não sei, mas sei que adoro.
• Porque nem todas as crianças têm vídeo game.
• Talvez porque o humor de Chaves seja inocente e natural.
• Porque é inocentemente divertido.
• O Chaves?... hmmmm... Sei lá, porque é bom!
• E quem disse que ainda faz sucesso?

Entretanto, aponto que o que mais chama minha atenção é o fato desse tipo de formato continuar agradando a criança contemporânea. É inevitável percebermos que o desenvolvimento da sociedade se deu de forma tão rápida e tão expressiva da segunda metade do século XX para cá que não se poderia esperar de uma criança de 7 anos de idade, há 50 anos, o que esperaremos de nossos filhos. Não me refiro à capacidade de percepção, que sempre foi algo peculiar, cada indivíduo reage de maneira diferente, e isso desde antes de Cristo, mas de conhecimento e acesso às informações de forma mais espontânea, decorrentes da intensidade do processo evolutivo propriamente dito.
Os conceitos mudaram muito, todavia, Chaves ainda encanta praticamente todo mundo por qualquer das respostas mencionadas acima, ou, ainda, por motivos que permanecem desconhecidos.

5 comentários:

  1. O mundo é tão perverso que a ingenuidade de um personagem que tinha tudo para reclamar da vida mas sorri e é brincalhão nos encanta.

    ResponderExcluir
  2. "Chaves" faz sbt superar globo em audiência
    O programa "Chaves", exibido pelo SBT de 12h45 a 13h14, conseguiu uma média de nove pontos de audiência nesta terça-feira, segundo dados consolidados do Ibope.
    A Globo ficou em segundo lugar, com oito pontos, e exibia no horário "Globo Esporte". A Record transmitia "Hoje em Dia" e "Balanço Geral" e marcou sete pontos.
    A Band ficou em quarto lugar, com três pontos, exibindo "São Paulo Acontece" e "Jogo Aberto".
    O programa "Chapolin", exibido na seqüência de 13h15 a 13h44, manteve a média do SBT com nove pontos e empatou com a exibição do "Jornal Hoje" da Globo.
    A Record ficou na segunda posição neste confronto, com seis pontos durante a exibição de "Balanço Geral". A Band ficou em terceiro com dois pontos exibindo "São Paulo Acontece".
    Chaves é lenda. Meus netos irão assistir.
    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u480657.shtml

    ResponderExcluir
  3. Isso isso isso!
    E aí eu... e aí... e aí... e zááás!!!!

    ResponderExcluir
  4. ISSO ISSO ISSO...AQUELE QUICO TEM 2m DE ALTURA NAO É?OU SERIA 1,80m??RSSS

    ResponderExcluir