quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Paixão X Amor
















Há algum tempo eu sentia vontade de escrever sobre o amor. Mas quem sou eu para falar de amor? Uma pirralha que, no máximo, se apaixonou? Não... Isso seria injusto.
Como não poderia contar minha inexistente experiência sobre o verbo amar, pensei em dedicar um pequeno espaço do meu mundinho cor-de-rosa a um casal que, a despeito de todas as falhas humanas trazidas por cada um, conseguiu externar o verdadeiro amor.
Quando nos reportamos ao amor, principalmente eu, uma sem vergonha sonhadora, temos a tendência a idealizar o "amor romântico". Isso mesmo, aquele que a gente ouve falar nas aulas de Literatura na escola, aquela coisa florida e meiga... E é comum projetarmos nossas fantasias em algo que, definitivamente, está muito longe de acompanhar a vida real.
Frida Kahlo e Diego Rivera eram imperfeitos como qualquer um. Sofreram por magoarem a si mesmos... Mas uma coisa era certa: contavam um com o outro e, mesmo em meio às discórdias, estiveram sempre próximos. Nem sempre fisicamente (haja vista as inúmeras brigas e separações), mas por meio do apoio que sentiam que vinha de ambas as partes irrestritamente.
Anos atrás assiti a um documentário sobre a vida de Frida e, obviamente, muito acabou se falando, também, sobre seu marido Diego. Na realidade, sua obra é o reflexo de sua vida sofrida por conta dos sérios problemas de saúde, e resgate difícil ao lado do amado...
Nesse documentário, são mostradas imagens de seu velório. Juro que o que mais me chamou atenção foram as expressões faciais que Diego externava em praticamente todas as fotografias dos jornais da época. Aquele mulherengo altivo de outro tempo estava evidentemente reduzido a zero. Apenas um homem arrasado, um trapo qualquer frente a ausência definitiva do seu verdadeiro amor.
Infelizmente não consegui nenhuma cena daquele dia. Entretanto, como podem ver, selecionei alguns de seus quadros em que Diego está retratado, muitas vezes de maneira explícita. Coloquei ainda algumas fotos que revelavam, sobretudo, a cumplicidade expressiva que existia entre o casal.
Quanto mais o tempo passava, mais a relação se tornava passional. Mas acho estranho alguém ter a coragem de dizer que em 25 anos de vínculo não se construiu amor, apesar das adversidades e erros que cada um cometeu...
Acredito que a paixão virou amor, apenas permaneceu com traços de paixão.

7 comentários:

  1. Caramba.Sou seu fã,viu?E não se diminua sobre sua incapacidade de saber o que é amar porque seu espírito nao nasceu agora.Voce sabe e muito amar,apenas ainda não se apercebeu visse?Preciso estar sempre seguindo esse bloguinho cor-de-rosa senão não sei o que será de mim...aiaiai(suspirando).Você pode me seguir também,siga seu coração e me ache(risos).Grande beijo e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. ' Oi, gostei muito do seu texto, eu acho que todos nós vamos morrer sem saber o que realmente significa o amor, hoje em dia é tão facil virar para uma pessoa que vc conheceu a minutos atrás e dizer: "eu te amo" no momento parece tão verdadeiro, tão lindo! mais com o passar do tempo aquela frase vai perdendo o sentido, ai vc para e pensa: -Se ele não me amava de verdade pq ele falo isso?! ée complicado nem... mais hj em dia as coisas só estão piorando, tudo esta perdendo o sentindo! beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais alternativo se é mais distante a felicidade e o amor na sua forma tradicional, suave, constante e tão injustamente criticada.

    Ser uma vítima do porvir pode trazer notoriedade mas o preço é alto demais.

    Quanto mais nos voltamos para valores centrais, claros e simples maior é a felicidade e maiores chances temos de amar e sermos correspondidos.

    ResponderExcluir
  4. Sincero
    Lulu Santos

    Você não pode me estranhar
    Só porque eu falei a verdade
    Pior seria te iludir o tempo todo
    Não vejo vantagem

    Você precisa entender meu jeito de te querer
    Pode até não ser como você imaginou
    Mas eu te quero, eu te venero
    Eu te adoro, só não vou te enganar

    Porque eu sou sincero
    Baby eu sou sincero

    Você não pode me enganar
    Depois que eu falei a verdade
    Pior seria te estranhar o tempo todo
    Não vejo vantagem

    Você precisa entender meu jeito de te querer
    Pode até não ser assim do jeito que você imaginou
    Mas eu te quero, eu te venero
    Eu te adoro, só não vou te enganar

    Porque eu sou sincero
    Baby eu sou sincero
    Sou sincero
    Sou sincero

    ResponderExcluir
  5. Está no caminho certo, e escrevendo bem. Acredito que o amor é o mais fácil caminho de se iniciar, todavia é a trilha mais difícil de continuar. Pra continuar, tem que muitas habilidades ou construir estas habilidades. E muitas pessoas não tem interesse em realizar esta capacitação. Abraços sublimes

    ResponderExcluir
  6. Faço das palavras de Norma as minhas. Porque a grande dificuldades é continuar. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bem lembrado este amor, este filme é maravilhoso, e as pinturas espetaculares. E no final a música cantada por Caetano Veloso. Namaste

    ResponderExcluir