terça-feira, 18 de agosto de 2009

Chorem também!


Ah... Como eu costumo chorar... Sou daquelas choronas assumidas.
Choro de alegria, de tristeza, de rir, por mim, pelos outros... Sou capaz de chorar até enquanto falo. De repente, minha voz começa a mudar e, quando dou por mim, sinto o sabor da lágrima escorrendo perto do canto de minha boca...
Por que isso seria errado? O gostinho até que é bom...
Começa quando a gente é criança e ouve a mãe dizer em meio à bronca: engole o choro!
Quando se é menino, então, piorou... Quantas vezes presenciei meus primos segurando a emoção porque meus tios completavam a reclamação com o clássico “homem não chora”?
Com o tempo a coisa vai ficando tão feia a ponto do choro se tornar mais constrangedor que qualquer dor pela qual se esteja atravessando no momento. E é mais difícil quando se está em público. A vergonha pelas lágrimas passa a ser, muitas vezes, mais expressiva que o próprio sofrimento... Não se sabe mais se o choro provém da circunstância vivenciada ou porque não se consegue escondê-lo.
O fato é que o choro é, para a maioria, algo pejorativo. Diria até que desde o princípio dos tempos. Sinceramente, eu não sei o porquê de tanto preconceito. Talvez por estar vinculado a uma das manifestações de sentimentos ruins (como se não permitindo o choro, a tristeza, a raiva ou algo mais, deixassem de existir com a mesma rapidez que se segura um soluço...).
Entretanto, parece que as pessoas esquecem que o choro também pode ser motivado pela felicidade. Mas creio que seja mais seguro bancar o durão... Sabem como é, na dúvida, é melhor se conter...
Independente da razão, quase ninguém aceita que chora. Talvez escondidinho... Pois, para muitos, é sinônimo de fraqueza. Mas para mim não. Que bobagem... Mesmo assim, eu fico muito triste por isso. Fico mesmo, sou capaz até de chorar. :)

6 comentários:

  1. Não seria discreto falar aqui de todos os momentos em que choramos juntos, em que ouvimos e consolamos o choro um do outro mas o que posso dizer é que fico imensamente feliz vendo que tua sensibilidade e doçura continuam intactas e que você tem orgulho disso!

    ResponderExcluir
  2. Choro é uma forma de extravasar,libertar,interagir.Que o diga Guilherme Arantes em "Lágrima de uma mulher" cuja sensibilidade da letra reflete bem essas suas colocações no universo feminino.Portanto deve-se buscar o equilíbrio,pois muitas vezes o choro descompensado e instável pode estar traduzindo questões relacionadas com a autoestima,culpa e aceitação.Vale a pena verificar com algum especialista sobre estas divagações minhas que podem estar certas ou erradas.Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda acho que o problema não é vc se expressar, seja de que forma for, é vc pedir pra atirarem pedras em vc. E antes que eu esqueça... engula esse choro!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Deus fez as lágrimas para as mulheres, verterem sensibilidade de um universo sagrado, que é o coração. Liberta a alma e sensibiliza o outro. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Lindas palavras, Sassá. Seja bem vinda a meu bloguinho! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Conça... Chorar é bom, oh, é bom demais!!! Kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir