quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sobre o capítulo final de "A Cura".


Alguém poderia me explicar o último episódio da mine-série “A cura”? É que descobri que sou burra. Pior ainda: que burrice é hereditário, pois meu pai também não entendeu nada.

17 comentários:

  1. Você não é burra não! É esse estilo de deixar o final para nós próprios inventarmos! Eu e meus filhos ficamos indignasdos. A não ser, que tenha um novo seriado com a continuação. Pô, ninguém merece!

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale, que loucura foi aquela!

    ResponderExcluir
  3. O sucesso da série fez a Globo apostar em uma segunda temporada. Por isso o final deixa tantas coisas em aberto...
    Acho que merecia um final melhor.

    ResponderExcluir
  4. pelo que entendi... O Silvério sofria de uma maldição dos espíritos, que dizia que ele sofreria até a morte (representada por aquela doença incurável com feridas). Portanto, ele pretendia ser curado pelo Ezequiel, ou, como mostrou no último capítulo, ser morto por ele, já que neste caso, a maldição passaria para a pessoa que o mataria. O Otto representa o espírito do Silvério reencarnado (lembra quando aquele homem da UTI vê o chapeu triangular do Silvério? Mas quem lá estava era o Otto. Daí dizer ser o mesmo espírito). O Otto tem a mesma intenção: fazer com que Dimas o salve ou o mate, para que a maldição passe para ele. Mas Dimas faz diferente, e não o mata, razão pela qual a história terá sequencia com os mesmos personagens. acho que é isso!

    ResponderExcluir
  5. Isso também passou pela minha cabeça. Pode ser que haja uma nova temporada, vai virar Lost... Rsrs

    ResponderExcluir
  6. A verdade é uma só: o final foi mal escrito. Mesmo apostando em uma segunda temporada, o final poderia ser melhor. Aliás, o mesmo ocorre com as novelas da Globo. Há muito tempo deixaram de ser de boa qualidade; basta comparar. O capítulo final delas nem se fala: tudo acontece, tudo se resolve. Infelizmente, a nível de roteirista, a Globo anda mal das pernas.

    ResponderExcluir
  7. A verdade é uma só: o final foi mal escrito. Mesmo apostando em uma segunda temporada, o final poderia ser melhor. Aliás, o mesmo ocorre com as novelas da Globo. Há muito tempo deixaram de ser de boa qualidade; basta comparar. O capítulo final delas nem se fala: tudo acontece, tudo se resolve. Infelizmente, a nível de roteirista, a Globo anda mal das pernas.

    ResponderExcluir
  8. ainda bem que não sou só eu, fiquei passada com o final, tanto que busquei aqui na net a explicação para tal final, gostei da explicação da Camila que detalhou bastante aqueas idas e vindas do passado, valeu Camila; qto a continuar acho um saco, preferia que se pussesse um ponto final na mini sserie, bjokas a todas valéria

    ResponderExcluir
  9. Tb odiei o final...
    Eles começaram a falar "PRIMEIRA TEMPORADA" nas chamadas do ultimo capitulo...
    So esqueceram de avisar antes né!?
    Enfim...fiquei p...da vida

    ResponderExcluir
  10. Acho que eles quiseram fazer "surpresa", mas o tiro saiu pela culatra... Rsrsrs
    Esperemos a nova temporada!

    ResponderExcluir
  11. O Silvério queria na verdade ser curado, para continuar a viver como ele queria, ou seja, enriquecendo cada vez mais, mas quando ele viu que o garoto não iria curá-lo pediu para que o matasse. Não é o que acontece com alguém que tem doenças que causam muito sofrimento? Não pedem para morrer para acabar o sofrimento? Não concordo com a história da maldição. Na minha opinião, ao ver que não iria ser curado, Silvério pediu para morrer para que acabasse aquele sofrimento, o que não aconteceu, pois reencarnou como o Otto trazendo a doença da vida anterior para o corpo da vida atual (Otto).
    O Otto era curandeiro sim, ele curou aquela mulher que ele próprio matou depois, mas ao querer se beneficiar desse poder, se deixando envolver pela ambição acabou perdendo o poder. A "missão" dele era a de curar para resgatar as mortes que ele (Silvério) havia causado no passado. Otto matava as pessoas por vingança, pois tentaram matá-lo.A doença não sei dizer qual era, mas como o índio disse, era uma doença do Espírito que já devia se arrastar de outras encarnações antes da vida como Silvério.
    Por sua vez o garoto reencarnou como o Dimas, com a "missão" de curar as doenças também, só que ao não aceitar matar Otto, Dimas resgatou aquele erro que cometeu ao matar o Silvério. A cena da Rosangela abrir os olhos para dar idéia de uma 2º temporada, foi desnecessária, pois só a conversa do ex dela com o Dimas na prisão já era suficiente para isso.

    ResponderExcluir
  12. Assisti e tbm fiquei com varias duvidas, ja estou procurando há quase 1 hora por explicaçoes plausiveis na net mas até agora nada.

    Toda a parte q li nao foi novidade para mim, a historia se trata disso msm, Dimas tem o dom da cura, Otto nao. No passado Silverio recebeu uma maldiçao por ser um cretino, e sua alma para todo o sempre iria sofrer, e destruiria seu corpo junto, sempre. Ele tentou no passado ser curado pelo menino, mas como vimos no fim, ele nao conseguiu. Sua alma reencarnou como Otto, e a maldiçao continuou. Ele arquitetou todo um plano para conseguir ser curado uma vez mais, mas novamente falhou (por enquanto).

    Mas as minhas duvidas sao:

    1- Se o garoto matou o Silverio e a maldiçao passou para ele, pq Otto é a reencarnaçao do Otto e continua amaldiçoado? Era pra alma do menino estar amaldiçoada, nao a do Silverio. E nao adianta virem com uma segunda temporada revelando isso, pois como foi mostrado no inicio, o homem no hospital viu o Silverio msm no Otto, pois ele desenhou o chapeu.

    2- Pq a Rosangela acordou do nada? Ela estava em coma, gravemente ferida. Camilo foi conversar com Dimas na cadeia e contou o plano de solta-lo, curarem Rosangela e irem atras do Otto. Mas ele ainda nao havia escapado, Rosangela acordou no final por conta propria!

    ResponderExcluir
  13. Eu até entendi bastante coisa, menos qual é a do avô do Dimas??? Ora defendendo e ora condenando o Otto!!! Aquele velhinho é esclerosado! Só pode! rsrs
    Eu vou adorar se tiver uma segunda temporada, mas isso não justifica aquele desfecho de ontem. Furo feio de roteiro. Até o término do penúltimo capítulo seria melhor p encerrar esta tal "1ª temporada".
    No mais, os atores arrebentaram! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Para quem achou um saco o final, quem sabe assistindo Glee tenha um final melhor, pelo menos que consiga entender!!! EU, repito, EU achei muito bom o final, e quem prestou atenção em alguns detalhes, é claro que entendeu!!!

    ResponderExcluir
  15. Bem, pelo que notei, as várias brechas deverão ser preenchidas com uma nova temporada...

    Só espero que não vire LOST ou HEROES, que os autores se perderam no meio das séries e ficaram escrevendo coisas sem sentido.

    No mais, é esperar para ver!

    Alan Santos
    http://www.nomeucanto.rg3.net

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. De fato este final não foi para entender!
    A série prometia no início, datando argumentos interessantes quando uma autarquia qualquer deseja defender seus interesses. Porém, houve desvio prático, não ao apresentar o equívoco por indução ao espectador (artimanha digna de elogio se não haver demasiada ilusão ao aludido), sim na deliberação de um objeto pivô (ali colocado no "meio" da trama - o ex-falecido Otto), personagem que retornou do limbo para retomar uma sequência de vinganças, alterando o rumo da expectativa para um desfecho mesquinho, um pouco medíocre agora, como na morte sem nexo da mãe de Rosangela.
    Confesso que esperava mais da produção, que além disso cometeu erros técnicos e de continuidade (como na retirada de uma cápsula vazia de dentro de uma morta, o correto seria um projétil maciço etc., o ferimento causado no peito de Silverio "muda de lugar" de uma cena para outra, as feridas de Otto não alcançam o rosto, enfim...). Estes erros parecem insignificantes, mas desviam a concentração do espectador justamente do melhor: a obra filosófica do autor.

    ResponderExcluir